Transtornos alimentares obesidade
A busca contínua pelo equilíbrio corpo-mente em prol de uma vida saudável remete à aparência física como algo imprescindível para se viver melhor consigo e com os outros, refletindo através de suas formas a “vida psíquica de uma pessoa”, obedecendo à regra de que ser magro é ser saudável.
Este corpo, cultuado e modificado, refletindo cada vez mais os apelos sociais de aparência e saúde, torna-se alvo das angústias e compulsões.
Não é fácil fazer valer a força do pensamento sobre as emoções, mas, com auxílio da psicoterapia, é possível compreender as emoções que originam as angústias, tornando assim, os transtornos alimentares passíveis de tratamento eficaz.
É imprescindível um tratamento interdisciplinar especializado nos transtornos como: Anorexia, Bulimia, Compulsão Alimentar e Obesidade, assim como acompanhamento psicológico pré e pós cirurgia bariátrica.
Algumas características dos principais Transtornos Alimentares conforme a CID 10 (Classificação Internacional das Doenças):
Anorexia nervosa
Anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. O transtorno ocorre comumente numa mulher adolescente ou jovem, mas pode igualmente ocorrer num homem adolescente ou jovem, como numa criança próxima à puberdade ou numa mulher de mais idade até na menopausa. A doença está associada a uma psicopatologia específica, compreendendo um medo de engordar e de ter uma silhueta arredondada, intrusão persistente de uma ideia supervalorizada. Os pacientes impõem a si mesmos um baixo peso. Existe comumente desnutrição de grau variável que se acompanha de modificações endócrinas e metabólicas secundárias e de perturbações das funções fisiológicas. Os sintomas compreendem uma restrição das escolhas alimentares, a prática excessiva de exercícios físicos, vômitos provocados e a utilização de laxantes, anorexígeros e de diuréticos.
Bulimia nervosa
A bulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de hiperfagia e uma preocupação excessiva com relação ao controle do peso corporal conduzindo a uma alternância de hiperfagia e vômitos ou uso de purgativos. Este transtorno partilha diversas características psicológicas com a anorexia nervosa, dentre as quais uma preocupação exagerada com a forma e peso corporal. Os vômitos repetidos podem provocar perturbações eletrolíticas e complicações somáticas. Nos antecedentes encontra-se frequentemente, mas nem sempre, um episódio de anorexia nervosa ocorrido de alguns meses a vários anos antes.
Avaliação para cirurgia de redução de estômago
Tem por objetivo sugerir possíveis complicações emocionais provindas do processo cirúrgico, como o desenvolvimento das compulsões, estados depressivos, perda de peso acentuada que alteram a autoimagem corporal. Tais mudanças repentinas podem levar a um estado prejudicial da saúde como um todo, afetando as esferas: pessoal, familiar e profissional. O acompanhamento psicológico antes e após o processo cirúrgico é imprescindível para obter os resultados desejáveis da cirurgia.
O acompanhamento psicoterápico auxilia na compreensão e aceitação das mudanças psicológicas da cirurgia, bem como nas restrições e dietas alimentares necessárias para uma boa recuperação e manutenção do peso desejado.
Serviços oferecidos
- Tratamento psicoterápico para Transtornos Alimentares e Obesidade
- Avaliação (laudo) para cirurgia bariátrica